sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Sexta-feira foi dia de tomba-gigantes

O antepenúltimo dia do Sintra Portugal Pro 2007 foi sinónimo de tomba-gigantes. Literalmente. E nem mesmo o excelente mar notado durante grande parte da jornada pareceu ajudar alguns dos campeões que vieram aqui tentar a sua sorte. Pelos vistos, as ondas perfeitas, a rondar os 2,5 metros em algumas ocasiões, serviram como trampolim apenas para os bodyboarders que seguem em frente, e um género de “sexta-feira 13” para os deixados para trás após eliminatórias cerradas e repletas de manobras dignas de registo.

Esta sexta-feira, 24 de Agosto, foi, portanto, madrasta para alguns, a começar por Marina Taylor (vencedora do Sintra Portugal Pro 2006 e actual campeã mundial) e Rita Pires, postas de lado nos oitavos-de-final. A campeã nacional em título, que comemora precisamente hoje o seu aniversário, acabou eliminada logo no primeiro round em que participou, disputado entre a japonesa Aoi Koike (quarto lugar na edição de 2006 do Sintra Portugal Pro), Ruth Parra, da Venezuela, e a germânica Joana Schenker.

Ironia do destino, apesar da excelente prestação de Rita Pires, a atleta nacional viu o seu apuramento para os quartos-de-final da prova fugir por uns curtos 30 segundos, quando estava com o segundo lugar garantido no Heat e Joana Schenker consegui completar uma excelente onda a contar para pontos.

Passaram, então, à fase seguinte, Aoi Koike e a concorrente alemã, bem como outras três bodyboarders portuguesas: Catarina Sousa, Marta Fernandes e Neuza Mochacho, que ainda vão ter de se defrontar com tops como Neymara Carvalho (segundo lugar no Sintra Portugal Pro 2006 e actual vice-campeã mundial) ou Kira Llewellyn (campeã mundial em 2005).

A classe masculina também teve hoje as suas surpresas. O australiano Damian King acabou derrotado por Uri Valadão e Manuel Centeno, respectivamente vencedor e quarta posição no Sintra Portugal Pro 2006; o veteraníssimo Mike Stewart perdeu a luta com Diego Cabrera (Espanha) e Luís Vilar (Brasil); o mítico Jeff Hubard não levou a melhor frente ao português Hugo Nunes; e os dois primeiros lugares na edição de 2006, Eder Luciano (Brasil) e António Ortiz (Espanha), também não conseguiram impor-se perante a supremacia dos seus oponentes no round sete (Back 12 + Wild Cards), tendo ambos sido batidos pelo português Jaime Jesus.

Assim, além do actual líder do ranking mundial, Ben Player (Austrália), vão amanhã, sábado, 25 de Agosto, disputar os quartos-de-final masculinos nada mais do que cinco atletas nacionais. Silvano Lourenço, Jaime Jesus, Manuel Centeno, Hélio Conde e Gastão Entrudo vão dar o seu melhor, numa ronda que ainda terá bodyboarders em representação de países como África do Sul, Brasil, Espanha, Austrália e Ilhas Reunião.

Com o check-in apontado para as 09h00, tudo indica que o mar vai manter-se nas melhores condições para a prática do bodyboard, e que seja mais um dia em cheio, admirando-se outra vez manobras como os muitos backlips, inverts, cut backs e ARS que têm sido executados ao longo de toda a prova.

O SINTRA PORTUGAL PRO 2007 conta com os apoios da Câmara Municipal de Sintra, do Turismo de Portugal, da Super Bock, da TMN, da Vitalis, da Onda, da Isuzu, do IDP – Instituto do Desporto de Portugal, da APB – Associação Portuguesa de Bodyboard, da IBA – International Bodyboard Association, do Extreme Sports Channel, da Action Waves, da Targus, da ViewSonic, do B2BR, do backfliponline.com, do Bodyboard Center e da Mega FM.

Para mais informações
Sintra Portugal Pro - Comunicação
Mail: pro_2007@netcabo.pt
Blog: http://www.sintraportugalpro2007.blogspot.com/
Tm. +351 96 707 87 42

ou

Federação Portuguesa de Surf
Mail: fps@surfingportugal.com
Site: http://www.surfingportugal.com/
Tel. +351 21 922 89 14

3 comentários:

Unknown disse...

Obrigado ao Sintra Pro 07.... Gostaria que mandassem um abraço para o Magno Oliveira.... Falar para ele que o pessoal de Guarapari está na torcida por ele... Seu Primo Douglas e seus familiares e amigos....

Abraços!!!

Anónimo disse...

se era para fazer um blog actualizado do evento ficou só a intençao!

Sintra Portugal Pro 2007 disse...

O Sintra Portugal Pro 2007 agradece as críticas - embora anónimas - , bem como os elogios. E, em conjunto com os seus parceiros e amigos, fará todos os possíveis para evoluir e aperfeiçoar-se com o correr dos tempos.
Até à edição de 2008.