sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Quinta-feira, 23 de Agosto - Campeões fazem-se às ondas


Na quinta-feira, 23 de Agosto, começaram a chegar à Praia Grande alguns dos nomes mais sonantes do bodyboard mundial, que todos os anos acorrem ao Sintra Portugal Pro, desta feita incluídos no grupo dos Back 12 e dos Wild Cards. E, com a entrada em competição da classe feminina no final do dia (foram apenas cumpridos dois Heats), a prova ganhou outra dinâmica.

No seu geral, o dia foi intenso em termos de competição, começando os atletas por enfrentar sets de ondas desafiantes logo pela manhã, uma situação que acabaria por se alterar lá mais para o final da jornada, com os ventos on shore de Norte a não ajudarem os concorrentes. Mesmo assim, a moral não esmoreceu e as manobras de mestre fizeram-se notar ao longo de todo o dia – de destacar os fantásticos inverts concretizados pelo francês Mathieu Desaphie e por Hélio Conde, de Portugal, bem como o tubo perfeito do espanhol Abián Perdomo.

Pormenores à parte, o certo é que, com o correr dos rounds, o Sintra Portugal Pro 2007 vai sendo cada vez mais exigente, e nem mesmo alguns dos mais destacados desportistas conseguiram resistir ao ritmo que começou a impor-se a partir do quinto round da classe masculina, que abriu este segundo dia de competição.

Para trás foram ficando bodyboarders como Eder Luciano, atleta brasileiro que na edição de 2006 do Sintra Portugal Pro fez figura ao alcançar o segundo lugar na grande final. Azar idêntico teve António Ortiz, de Espanha, que também no ano passado havia chegado ao terceiro posto do pódio e agora foi, igualmente, eliminado. De referir que ambos os campeões acima referidos foram eliminados no mesmo Heat, vencido pelo português Jaime Jesus, uma jovem promessa de 19 anos vindo das praias da Figueira da Foz e que é um dos principais candidatos ao título deste ano.

Quem também não foi capaz de se manter em competição foi Shaun Cooper, o australiana que controlou as hostes durante os primeiros rounds, mas que, assim como Raul Reguera, de Espanha, com quem partilhou o Heat, acabou por ser aniquilado.

Excelentes desempenhos têm tido, no entanto, outros atletas, como por exemplo Hélio Conde, o “Laranja” de Peniche que tem aproveitado com toda a perícia as ondas da Praia Grande (teve a melhor pontuação de quinta-feira), prevendo-se que também ele seja um forte candidato a um lugar no pódio, quem sabe se partilhado com o seu conterrâneo Hugo Nunes, bodyboarder de Peniche que já foi campeão nacional em 2004 e que tem vindo a cumprir uma prova bastante regular desde os primeiros rounds.

Sexta-feira, 24 de Agosto, começou com a classe feminina a fazer-se às ondas, tendo sido já eliminada uma das atletas nacionais (também de Peniche), Anita Lino. Para o round seguinte passaram, por sua vez, Teresa Duarte, Marta Fernandes e Inês Vanconcelos, iniciando-se agora os oitavos de final da classe masculina (Top 16), onde vão figurar campeões como os portugueses Manuel Centeno (que ficou na quarta posição no Sintra Portugal Pro 2006), Gastão Entrudo (vice-campeão nacional sub-18 em 2004), Hugo Pinheiro (que este ano vai a pontos lesionado), Uri Valadão (vencedor da edição do ano passado), os míticos Jeff Hubbard e Damian King, entre outros mestres das ondas.

O SINTRA PORTUGAL PRO 2007 conta com os apoios da Câmara Municipal de Sintra, do Turismo de Portugal, da Super Bock, da TMN, da Vitalis, da Onda, da Isuzu, do IDP – Instituto do Desporto de Portugal, da APB – Associação Portuguesa de Bodyboard, da IBA – International Bodyboard Association, do Extreme Sports Channel, da Action Waves, da Targus, da ViewSonic, do B2BR, do backfliponline.com, do Bodyboard Center e da Mega FM.

Para mais informações
Sintra Portugal Pro - Comunicação
Mail: pro_2007@netcabo.pt
Blog: http://www.sintraportugalpro2007.blogspot.com/
Tm. +351 96 707 87 42

ou

Federação Portuguesa de Surf
Mail: fps@surfingportugal.com
Site: http://www.surfingportugal.com/
Tel. +351 21 922 89 14

Sem comentários: