sábado, 25 de agosto de 2007

Portugueses não chegam às finais


Os atletas portugueses não chegaram às ambicionadas finais do Sintra Portugal Pro 2007. Tanto a classe masculina, como a feminina viram os seus bodyboarders serem, aos poucos, eliminados pela concorrência.

Apesar do verdadeiro espectáculo de ondas que se registou durante todo o dia, a que se sucederam manobras executadas na perfeição por bodyboarders como Manuel Centeno, Gastão Entrudo, Jaime Jesus, Silvano Lourenço, Hélio Conde, Marta Fernandes, Neuza Mochacho e Catarina Sousa, tal não foi suficiente para pôr a bandeira de Portugal no pódio de amanhã – ao longo destes 12 anos de Sintra Portugal Pro, os atletas lusos terão chegado a, sensivelmente, metade das finais realizadas.

A classe feminina da comitiva nacional não passou dos quartos-de-final, eliminatória por onde também se ficou Kira Llewellyn, australiana que se sagrou campeã mundial de bodyboard em 2005, mas que já na edição do ano passado não havia alcançado a derradeira etapa da prova.

As meias-finais masculinas e femininas, realizadas hoje, sábado, acabaram, pois, desprovidas de representação portuguesa, mas o idioma de Camões vai continuar a ouvir-se na competição, desta feita pelas palavras de Neymara Carvalho (vice-campeã mundial), Mayla Venturin e Soraia Rocha, as três brasileiras que vão disputar o primeiro lugar pódio com Mandy Zieren, vinda propositadamente da Austrália e que chega outra vez à finalíssima de amanhã – já em 2005 havia perdido na última fase da competição para conterrânea Kira LLewellyn.

Gastão Entrudo acabou por ser a última esperança portuguesa, ao alcançar uma semi-final que se revelou bastante disputada e aguerrida. Todas as condições estavam reunidas para um espectáculo único, com o mar a oferecer ondas como há muito não se registavam por praias nacionais. Viram-se tubos, ARS, inverts, 360º, cut backs, back flips, uns atrás dos outros... na verdade, nada faltou, e Entrudo manteve até ao último segundo a ambição de chegar à final de 2007, não tendo mesmo assim resistido à supremacia dos outros concorrentes, tal como sucedeu com Ben Player, actual líder do ranking mundial, e com Diego Cabrera e Olivier Herrera, em quem também os espanhóis depositavam todas as esperanças.

Amanhã, Domingo, é o dia decisivo desta que é a mais importante (e a mais premiada, concorrida e pontuável) prova do calendário mundial de bodyboard.

Perante ondas que se prevêem chegar aos 1,8 metros, o brasileiro Uri Valadão (vencedor do Sintra Portugal Pro 2006) e os seus compatriotas Luís Vilar e Mano Oliveira vão apontar baterias para vencer mais uma das estreias na prova, Mark McCarthy, oriundo da África do Sul.

O check-in é pelas 10h00.

O SINTRA PORTUGAL PRO 2007 conta com os apoios da Câmara Municipal de Sintra, do Turismo de Portugal, da Super Bock, da TMN, da Vitalis, da Onda, da Isuzu, do IDP – Instituto do Desporto de Portugal, da APB – Associação Portuguesa de Bodyboard, da IBA – International Bodyboard Association, do Extreme Sports Channel, da Action Waves, da Targus, da ViewSonic, do B2BR, do backfliponline.com, do Bodyboard Center e da Mega FM.

Para mais informações
Sintra Portugal Pro - Comunicação
Mail: pro_2007@netcabo.pt
Blog: http://www.sintraportugalpro2007.blogspot.com/
Tm. +351 96 707 87 42

ou

Federação Portuguesa de Surf
Mail: fps@surfingportugal.com
Site: http://www.surfingportugal.com/
Tel. +351 21 922 89 14

Sem comentários: